Você está aqui: Home > Modalidades

Modalidades

NATAÇÃO



A natação é um dos esportes mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas: bebés, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.


A água, matéria-prima da natação, detém características relaxantes sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode e deve praticar natação, pois esta, apresenta grandes benefícios para a saúde.


A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.


A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os torna capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio.  Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.


A natação é um dos grandes aliados no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do cotidiano.


Aos portadores de deficiências, a natação proporciona ampliação do potencial do seu organismo como um todo, a par de uma melhoria da autoimagem e de uma maior inserção social. A vertente emocional é relevante neste grupo de alunos, uma vez que lhes faculta o abandono temporário do seu mecanismo de locomoção (cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, dentre outros), concedendo-lhes desfrutar de independência, fomentadora da autoestima. Adicionalmente, a prática da natação, para eles, é muito gratificante porque nem toda a gente sabe nadar.


A natação para bebés


No que diz respeito aos bebés, os especialistas sustentam que a natação concorre para o desenvolvimento de um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias, e da musculatura esquelética, nomeadamente ao nível da coluna vertebral, que apoia o corpo. Por outro lado, auxilia o desenvolvimento neuro-motor, psicossocial (relacionamento e contacto com outras pessoas), cognitivo (músicas, brincadeiras e vocabulário novo) e cardio respiratório. Leva a um incremento do apetite e induz um sono mais tranquilo por causa do cansaço físico.


Tem a virtude de acalmar os bebés hiperativos e de instigar o hipo ativo. Trabalha noções de espaço e de tempo, industriando psicológica e neurologicamente a criança para o auto-salvamento. Consolida a relação entre pais e filhos e trabalha o equilíbrio físico e mental. Aliás, um dos principais momentos da natação com bebés é a exercitação incessante que se faz com os pais. Trata-se da inteligência emocional que, por meio de ações particulares, conduz a uma aproximação entre os próprios bebés, os pais e os professores. 


http://www.ruadireita.com/desporto/info/os-beneficios-da-natacao/#axzz2HdPviPFz

FITNESS ACADEMIA

(62) 3241-0919 / CONTATO@FITNESSACADEMIA.COM.BR

Rua 54, nº 504 - Jardim Goiás, Goiânia - GO, 74810-220

Siga-nos nas redes sociais: Facebook Academia Fitness Twitter Academia Fitness

Todos os direitos reservados a Fitness Academia.
Proibida a reprodução total e parcial sem autorização da empresa.

Desenvolvido por: Design em Goiânia Design em Goiânia Criação de sites em Goiânia